Este é um desenho enviado pelo Matheus Nascimento, já com a bons conceitos de localização dos músculos, braços e pernas. A prática deixará essa noção cada vez melhor. Esse desenho me lemnbra meus desenhos no início. Mas sempre temos pontos a melhorar. Vejamos:
Pontos a serem aprimorados:
1 - Crânio: A cabeça e o rosto do personagem do Matheus tem traços muito bons de cabelos, olhos, nariz, orelha e boca. O problema ocorre quando transportamos o personagem para uma condição mais real. Aí,logo perceberemos que alguns pontos estão maiores do que o normal ou errados em relação aos ossos. No desenho ao lado, eu fiz um esboço do que seria a ossado do crânio do personagem do Matheus, para vermos que a boca e os dentes do personagem estão exagerados. Isso explica o desenho estar um pouquinho estranho. Além disso, a ossada da bochecha está mais baixa do que o normal. Há desenhistas que exageram algumas características de propósito, como quando desenham o Hulk. Pode ter sido a intenção do Matheus, mas eu recomendo uma fidelidade maior a um crânio real. |
|
Corpo: Como eu disse, com a prática, o desenhista vai aprimorando o formato dos músculo, tais como o peitoral e o abdomen (em número de 6 gomos, sendo o último par embaixo do cinto). Eu fiz a minha versão sobre parte do desenho do Matheus para ilustrar isso. Não se esqueça das costelas (caixa toráxica), entre o peitoral e o abdomem (ver lição 2). Nas pernas, houve um erro no tamanho. Elas ficaram muito curtas. Preste atenção no seu rascunho para corrigi-lo. Assim como as pernas estão curtas, o quadril e as partes íntimas ficaram muito pequenas. No seu desenho, eu vi que o chão acabou ficando torto. às vezes fazemos isso tentando compensar o erro de desenho das pernas. Então verifique no esboço o posicionamento do chão. Deve-se tentar sempre desenhar o chão na horizontal. As mãos do matheus ficaram boas. Você poderia ter desenhado a mão esquerda um pocuo maior, lembrando-se da lição de perspectiva, já que ela estaria mais próxima do que o restante do corpo. Clique na imagem para ver maior.
|