Primeira Lição - Rascunho


A primeira parte de que trata a criação de um desenho é com relação a seu rascunho. O rascunho mostra o "esqueleto" do desenho, ou seja, a posição do objeto principal em relação ao fundo ou demais objetos, se há movimento e qual é, e se deve sobressair na página.
Nesta primeira lição trataremos do rascunho de um corpo humano masculino, que é o mais utilizado nos quadrinhos.
A prática é importantíssima para o aperfeiçoamento da técnica. Eu vivo desenhando, em tudo quanto é papel que me aparece pela frente, seja falando com alguém no telefone, ou até tendo aulas na faculdade eu ficava desenhando.
Lembre-se sempre: PRATIQUE!


rascunhos 1

Bom, a figura 1 representa o começo de tudo, o velho mas bom homem-palito. Este é uma ótima base para a construção do corpo, seja masculino, seja feminino, seja de crianças. Note que obedece à forma "clássica" do corpo que mede sete vezes a cabeça. Note, ainda que as pernas são maiores que o tronco, e que, por se tratar de um corpo musculoso, o ombro é maior que o quadril (o rascunho deve ter ombros e quadris, bem como o pescoço). O "enchimento" do esqueleto será visto nas próximas lições bem como expressões faciais (figs. 2 e 3).


rascunhos 2
IMPORTANTE: O traço feito pelo desenhista quase nunca é contínuo, o que dificultaria sua exatidão. Faça pequenos traços próximos um do outro, mas não em cima. Saiba a hora de escolher entrefazer um traço ou vários. No rascunho não há tanto mistério, mas na hora de passar a limpo, isso é importante. Na hora de passar a limpo, os desenhistas geralmente utilizam o "nanquim", que pode ser encontrado em qualquer papelaria. Na embalagem da caneta nanquim há instruções de como se deve manuseá-las. O nanquim se apresenta em tamanhos como de lapiseiras, começa no 0.1 . Nas próximas lições, mostrarei técnicas de desenhos feitos à nanquim.





rascunhos 3
Aqui vemos maneiras de movimentação do corpo. Importante: o movimento não pode ser impossível de ser feito, como uma torção enorme do abdômen, ou virar um joelho mais do que é possível. A MELHOR MANEIRA DE DESENHAR UM MOVIMENTO É OBSERVÁ-LO ANTES. OLHE-SE NO ESPELHO, VEJA OUTRAS PESSOAS. ESTA LIÇÃO SERVIRÁ PARA TODOS OS TIPOS DE DESENHO. Não se esqueça de respeitar a proporção do corpo. Não tenha vergonha de se olhar no espelho ou pedir para que alguém faça um movimento em "câmera lenta" para que você possa escolher uma posição. O quadro de um desenho deve resumir um movimento de uma pessoa e não colocá-lo quadro por quadro, ou seja, você pode colocar um desenho de um passo de uma pessoa para demonstrar que ela foi de uma casa ao bar, por exemblo, e não desenhar todos os seus passos.




rascunhos 4
O rascunho da cabeça (fig.9) nunca é redondo, ele tende a ser ovalado, para seguir a sua base que é o crânio de uma pessoa (fig.10). Observe fotos de crânios humanos para entender essa noção. Ajudará quando estudarmos o movimento bucal. Como fazer o rosto de um personagem veremos na lição destinada às expressões faciais, porém vou adiantar algumas dicas visuais:

  1. 1. os olhos da pessoa estão sempre no meio da cabeça.

  2. 2. os olhos separam-se pela distância de um olho.

  3. 3. o topo da orelha está na altura do olho.

  4. 4. experimente desenhar o nariz masculino como um "v".

  5. 5. experimente desenhar a boca masculina com um traço apenas (os lábios masculinos tem a cor próxima à da pele, portanto não é esmiuçado.









rascunhos 5
Na figura 11, vemos que, perspectivamente, quando se olha um objeto em ângulos diferentes, ele ficará "deformado", trata-se da perspectiva que estudaremos à frente, que já é importante na feitura do rascunho. Por exemplo, a figura 8 parece que não tem ombros e que tem um quadril pequeno, ou seja, a figura está de lado. Para terminar temos, logo acima, um exemplo (fig.12) possível de torção do corpo. Como seria seu rascunho?

Recapitulando, vimos nesta lição que o rascunho é a base do desenho final, ele é de extrema importância. O modo de fazê-lo em si já deve ser praticado, com traços um atrás do outro, sem sair muito do esperado. Meus próprios rascunhos desta página olhados de perto demonstram isso: olhe o contorno de perto para notar vários traços. Outro ponto: olhe para o mundo e para as pessoas quando precisar de modelos para um movimento. Olhe para si mesmo. A perspectiva é importante: o que está mais perto parece maior do que o mesmo objeto que está longe. At last but not least, pratique, mas pratique muito. At
At last but not leasté a próxima lição.








Chegamos então ao fim de nossa primeira lição.

Clique aqui para ver o início da lição

Clique aqui para voltar à página inicial

Clique aqui ir à lição seguinte


Mande um e-mail para mim com suas dúvidas e pedidos
Assim, entrarei em contato assim que as novas lições forem aprontadas


Ou veja como mandar um desenho seu para a Galeria do Internauta




Lembre-se sempre: PRATIQUE!

1