Segunda Lição - Músculos Frontais



Dando seqüência às dicas de como ficar fera sem enrolação, vou direto aos músculos masculinos da parte anterior humana.
Trataremos então do corpo como um todo e de parte à parte da musculatura do tronco e dos membros de um homem.

Quero lembrar a todos que a vida real é o melhor modelo para seus desenhos. Olhe-se no espelho, olhe as outras pessoas e, neste caso, adquira qualquer revista de musculação ou alterofilismo para ter uma visão, até certo ponto radical ou distorcida, da musculatura humana.



O CORPO


corpo 1 Aqui está à esquerda a figura básica da musculatura frontal humana. Nesta lição, veremos o corpo dividido por partes. Abaixo da cabeça, há o grupo de músculos do pescoço, abaixo deste o tóraz, com músculos peitorais, abdominais e da espinha. No braço, temos os músculos do braço, antebraço e dos ombros. E por fim os musculos da perna.


corpo 2




À direita, há uma das técnicas para se desenhar músculos, que eu acho bem proveitosa: ela separa totalmente os grupos musculares, como se fossem peças de uma armadura. Vale lembrar que não há anatomicamente uma divisão exata ou uma linha visível que separa os músculos, eles são um todo, onde termina um começa o outro, por isso não podemos desenhar as linhas juntas( ver fig. 1 à esquerda)



Há, porém, além dos músculos frontais, quando se desenha um corpo de frente, outros detalhes muito importantes, que devem ser desenhados (lembrando que o contorno deve ser tênue, não contornando o músculo inteiro) , que são os ossos salientes e os músculos dorsais, como se vê na fig. 3. Você deve desenhar parte do músculo trapézio, do músculo lateral (ver infra fig.10 para maiores detalhes), glúteos, a espinha inferior e o omoplata (osso acima do peito).
























Aqui está uma visão mais clara dos músculos. Relembrando: os músculos são um todo contínuo, porém, há músculos que a sua massa com determinada forma se sobressai frente aos outros (fig. 4), exemplificando, veja os dois músculos de cor alaranjado da perna: seu formato não é um pouco irregular. É que o músculo avermelhado localiza-se acima de ambos. Note que nesta figura, coloquei também o osso da espinha (verde claro, abaixo do peito; experimente desenhá-lo com esta forma, ou ver fig. 2) e o joelho (verde escuro, abaixo da coxa) para localizá-los também seja embaixo, seja em cima de músculos.








Bom, trataremos agora dos músculos, grupo por grupo, da parte frontal masculina humana. A começar pelos:

O BRAÇO

braço Aqui estão expostos nas figuras 5, 6 e 7 os músculos em perfil dos ombros do braço e do antebraço. Na primeira figura, o braço está estendido, portanto o bíceps (músculo frontal) está distendido e o tríceps (músculo dorsal) está tensionado: repare como na seqüência do movimento o bíceps vai se encorpando e o tríceps rareando. Lembre-se da fig. 4 para ver quais músculos se sobrssaem. O Bíceps, no braço em perfil, esconde suas pontas atrás tanto do ombro como do antebraço conforme visto na fig. 4.TÉCNICAS:
  1. O ombro divide-se basicamente em três blocos de músculos. Caso o personagem o tensione aparecerão sobras das fibras musculares de sua massa (ver lição sobre peitoral a seguir).
  2. Todos os grupos do ombro começam do mesmo ponto, com a exceção de que o tríceps se intercala entre dois deles.
  3. O tríceps tem o formato de um paralelogramo como se verá na lição sobre músculos dorsais. O ligamento do tríceps com o cotovelo é saliente e deve ser desenhado.
  4. O cotovelo tem fundamental importância na proporção do braço e amtebraço. Observe como eu o desenho nos três exemplos e tente fazer o mesmo sempre (veja a fig. 21 para maiores detalhes). O osso do antebraço é saliente e deve ser desenhado.
  5. Note que há diversos músculos no antebraço (veja fig.19 e 20).
  6. Por fim, o bíceps visto de frente tem o formato ovalado, porém com músculos sobrepostos a ele ( veja em maiores detalhes seu formato na fig. 1, fig. 9 e fig 19).





MÚSCULOS PEITORAIS

peitoral

Aqui está o músculo peitoral em ação, relacionado com o osso da espinha, os músculos da espinha (em número de quatro, ao lado do mesmo osso), e com o ombro. Note, na fig. 8 que o peito e os ombros guardam estreita relação em matéria de massa muscular. Não há linha delimitando-os.Desenhe as linhas como está desenhado no peito (com alguns traços no espaço). É um meio de desenhar a sombra dos músculos em ação. Ela começa na junção do peito, do ombro e do bíceps.Veja o músculo lateral em ação na fig. 9. Ele acompanha o movimento do braço, não se deformando. Nesta segunda posição, o ombro está mais enrijecido, o que leva a ser desenhado um pouco mais delineado. Quanto maior a tensão muscular, mais expressivas devem ser as "linhas de sombra". Tais linhas devem seguir o sentido das FIBRAS MUSCULARES. Analise livros de anatomia para saber mais sobre os músculos e as fibras musculares, e veja também as revistas de fisiculturismo, onde você verá algumas fotos do peitoral totalmente tensionado com diversas fibras aparecendo sob a pele. Na fig. 10, note alguns detalhes: primeiro, a músculo peitoral tende a ficar sem massa muscular na parte inferior. Segundo, o braço está virado para dentro, para se ter um movimento possível, aparecendo o tríceps, músculo posterior do braço (ver próxima lição). Terceiro, o músculo lateral e os músculos da espinha acompanham o braço. Por fim, o ombro fica a frente do trapézio (ver próxima lição). TÉCNICAS: O músculo peitoral tem o formato de um retângulo com pontas arredondadas, porém como tem certo volume na parte inferior, esta fica saliente e é desenhada com uma curva para dntro (fig. 8). Segundo, no centro do omoplata, entre os dois peitos, há um formato em "V" que abriga os músculos do pescoço que veremos nas lições adiante, fig. 14.






MÚSCULOS ABDOMINAIS
abdomen 1


Aqui estão duas situações de como devem ser desenhados o abdomen. Veja em ambas as figuras que sua tensão depende da posição com que o corpo se encontra. Lembre-se que, a princípio, os músculos abdominais servem para trazer o corpo para a frente, trazendo o tórax em direção das pernas, ou seja, haverá maior tensão quando o corpo estiver encolhido como na fig. 12 e maior distensão quando o corpo estiver esticado ou mesmo enclinado para trás.

TÉCNICAS: Veja a fig. 13 para ver como o abdomen deve ser desenhado na maioria dos casos e repare, principalmente, na utilização de duas linhas separadas para a lateral do músculo (esta técnica serve para desenhar a maioria dos músculos que tem uma massa maior, ou determinado VOLUME), que dará a sensação de volume e profundidade ao músculo. Uma linha mais curvilínea no meio também traz esta noção.

abdomen 2 Segundo, note os detalhes que diferenciam os corpos da fig. 11 e 12:
  1. Na fig. 11, os músculos são maiores pois estão esticados, porém parecem ter menor massa pois está mais espalhada dentro do próprio grupo muscular, e o contrário ocorre na fig. 12.
  2. Repare onde o peitoral encontra com o omoplata: na fig. 11 sua linha é curva para fora, enquanto na fig. 12. a curva é desenhada para dentro, isto quer dizer que você está vendo o ombro da pessoa mais de cima.
  3. Por fim, note que na fig. 12, o peitoral, por estar menos esticado fica com a massa concentrada na sua parte inferior, e esta saliência fica cobrindo parte da espinha e outros músculos.

Para outra posição do abdominal ver a fig. 12 da PRIMEIRA LIÇÃO.





PESCOÇO
pescoço

O pescoço deve ser desenhado de uma maneira até certo ponto simplificada em termos de quantidade de músculos (fig. 14), com os dois músculos de sustentação da cabeça, direito e esquerdo, que começam mais ou menos embaixo da orelha e vão até a junção do peitoral esquerdo e direito, no "v" já mencionado, e com o músculo trapézio atrás do pescoço (ver próxima lição, músculos dorsais). Veja a fig. 15, com um movimento lateral do pescoço, onde um músculo estica-se mais (linha mais forte) e o outro tensiona (linha mais fraca). TÉCNICAS: Desenhe sempre aquela marca em "V" entre os peitos. Desenhe pequenas linha que indiquem a existência da garganta saltada (no homem, o "pomo de adão" é sensivelmente saltado), como na fig. 14.

Repare abaixo do trapézio e ao lado dos músculos pequenos riscos que dão a idéia de uma pele esticada e tensionada: trata-se das "veias saltadas"(como eu chamo). Na fig. 16, temos os exemplos mais comuns PARA QUADRINHOS de seu desenho. Experimente fazê-las em outras parte do corpo, como o antebraço, os ombros e bíceps.
Há, porém, desenhistas que preferem desenhar a veia inteira, e não usar o jogo de sombras que é minha sugestão. Eles fazem, então o contorno dos dois lados da veia. Não acho que fica bem desenhado.


veias






PERNAS
perna


Aqui estão os músculos frontais da perna. Veja a fig. 4 da PRIMEIRA LIÇÃO para relembrar quais músculos se sobressaem aos outros. Tente compreender qual músculo é responsável por qual movimento da perna. Note que a parte frontal da canela tem, para desenhar, apenas um músculo que fica do lado de fora da canela ao lado do osso que sai diretamente do joelho, e mesmo este músculo não tem muita massa, muitas vezes não sendo desenhado. TÉCNICAS: Para a perna não há muito mistério , what you see is what you get, ou seja, estes (fig. 17) são os músculos a serem desenhados na perna de uma pessoa forte. Na fig. 18, temos como seria o desenho para uma perna não tão musculosa ou não tensionada. Entre a virilha e o músculo inferioi da coxa, repare que há varios músculos. Eu sinceramente sempre os desenho, mas não sei a coloção de um em cima do outro, faço do jeito que entendo possível.

Veja a fig. 21 infra para entender o desenho do joelho.








ANTEBRAÇO


antebraço A parte frontal (fig. 19) do antebraço apresenta basicamente dois músculos que fazem o pulso fechar e o antebraço virar, além de ajudar na tensão do bíceps. Veja fig. 4 para saber qual músculo sobressai, apesar de ser percebível nesta figura qual deles deve ser desenhado com a forma completa. TÉCNICAS: repare na fig. 20 que temos o antebraço visto por trás e apesar disso, dois músculos frontais continuam aparecendo bastante, marcados pelas letras "x" e "y".

Veja na fig. 21 como deve ser desenhados o joelho e o cotovelo. Eu comecei imaginando esta peça de metal (primeiro desenho) dobrada no meio para ter a idéia de como devem ser pensado o joelho e o cotovelo. Lembram da técnica da fig. 2. O desenho do meio é como eu faço o joelho e o outro como faço o cotovelo.
Você deve desenhar como já foi dito o osso do ante braço. E após, desenhe algumas fibras musculares que poderiam ser tendões saindo do músculo lateral ou do próprio osso. Por fim, veja na parte anterior do antebraço que eu desenho com duas ou três riscas perto do pulso os ligamentos deste com os músculos.
rotula






Chegamos então ao final desta SEGUNDA LIÇÃO sobre os músculos frontais masculinos.

Topo da lição Página Inicial Lição Anterior Próxima Lição

Mande um e-mail para mim com suas dúvidas e pedidos
Assim, entrarei em contato assim que as novas lições forem aprontadas


Ou veja como mandar um desenho seu para a Galeria do Internauta