Terceira Lição - Músculos Dorsais


Após estudarmos a criação de um personagem e a sua postura, passamos na segunda lição a estudar os músculos frontais, pois agora passamos a conhecer os músculos dorsais. Na primeira parte desta lição temos a postura dorsal e como devem ser seus músculos, numa visão não tão detalhada quanto poderia ser (fig. 1). Os braços estão apontados para frente, daí porque o cotovelo estar de frente para o espectador. Atrás do pescoço, e como pescoço, temos os trapézios, que têm um formato que cabe no seu nome.

Vejam na fig. 2 como se sobrepõem uns músculos aos outros. No meio das costas, há o músculo, que não sei e nem quero saber do nome, que prevalece sobre os outros e é responsável por trazer os braços para trás, por isso, quanto mais o braço estiver para trás, mais conciso e mais "massudo" estará este músculo. Do seu lado (verde claro e escuro) temos outros músculos responsáveis por puxar o braço para trás bem como para baixo. E mais do lado (laranja) os músculos dorsais que aparecem no desenho frontal.
Lembre-se sempre: PRATIQUE!

rascunhos 1rascunhos 1









O tríceps é dividido em dois músculos, um visto em azul escuro e outro visto em azul claro. Mas perceba nos desenhos a seguir que o azul escuro é ovalado (na fig. 1 e 2 está encoberto pelo corpo) e que o azul claro mais parece um paralelogramo e que tem um ligamento saliente que quase o liga ao cotovelo.

Além disso, perceba que o ombro aparece em dois músculos, preto e vermelho, e repare que os músculos da perna são todos ovalados e em pares.



Lembre-se do ensinado na lição 2, referentemente às
FIBRAS MUSCULARES, quando estiver desenhando um músculo que sofre grande tensão. Para se ter uma idéia mais clara nas fibras, veja alguns desenhistas das revistas do QUARTETO FANTÁSTICO, e procure os desenhos do TOCHA quando em chamas. Não são todos os desenhistas que desenham as fibras musculares deste personagem

Nesta série de desenhos temos algumas movimentações efetuadas pelo braço do personagem, sendo que na fig. 3 temos a figura posicionada normalmente, com o braço levemente pra frente, sendo que os músculos das costas estão na frente do tríceps. Na fig. 4, há o movimento para trás, note 3 coisas: 1-que o antebraço, mais próximo da vista, está maior; 2- que os músculos das costas estão retorcidos, já que tencionados; 3- que o tríceps está à frente das costas; e 4- que humanamente este ponto é máximo que um braço chega, virado para a frente ( ver fig. 7, outro movimento).

A fig. 5, por outro lado, está com o braço apontando para a frente. Veja a distensão exercida pelos músculos que pode necessitar a inclusão de fibras musculares.

Já a fig. 6 é uma continuação do movimento iniciado na fig. 3, passando pela fig. 5 e resultando nesta: o personagem tentando trocar uma lâmpada. Há a distensão dos músculos inferiores e ombro inferior e a tensão do tríceps e ombro superior, e, neste caso, o bíceps aparece. Na lição dedicada à face e à cabeça discutiremos o ângulo posterior.

Na fig. 7 é que temos o braço retorcido para trás, como se estivesse preso, ou pegando algo escondido. Note a diferença deste com a fig. 4, já que o cotovelo está dobrado e virado para o corpo. Veja que o tríceps, e até uma parcela do bíceps, está sobre as costas.

Vale a pena relembrar a lição 2: Vemos acima maneiras de movimentação do corpo. Importante: o movimento não pode ser impossível de ser feito, como uma torção enorme do abdômen, ou virar um joelho mais do que é possível. A MELHOR MANEIRA DE DESENHAR UM MOVIMENTO É OBSERVÁ-LO ANTES. OLHE-SE NO ESPELHO, VEJA OUTRAS PESSOAS. ESTA LIÇÃO SERVIRÁ PARA TODOS OS TIPOS DE DESENHO. Não se esqueça de respeitar a proporção do corpo. Não tenha vergonha de se olhar no espelho ou pedir para que alguém faça um movimento em "câmera lenta" para que você possa escolher uma posição.

Finalmente, temos abaixo alguns exemplos de movimentos ou cenas que envolvam um personagem de costas ou parcialmente de costas. Perceba no personagem de lado que há um bico nas costas na altura do ombro, isto refere-se ao osso existente nessa região que também deve ser desenhado. Veja, outrossim, o tríceps na frente das costas na outra figura.




Fim de nossa terceira lição.

Clique aqui para ver o início da lição

Clique aqui para voltar à página inicial

Clique aqui para voltar à lição anterior

Clique aqui para ir à lição seguinte


Mande um e-mail para mim com suas dúvidas e pedidos
Assim, entrarei em contato assim que as novas lições forem aprontadas


Ou veja como mandar um desenho seu para a Galeria do Internauta




Lembre-se sempre: PRATIQUE!