Quinta lição - Mãos


 Finalmente e após longa e aguardada espera, consegui colocar no ar mais lições. Agradeço as mensagens que me foram deixadas tanto no guestbook, quanto por e-mail, que me motivaram a continuar ensinando por meio deste site. Lembro a todos que nunca dei aula para ninguém, mas sempre quis compartilhar esta arte, e pelo visto, este tipo de aula foi bastante frutífero, levando o site a bater a casa das 3.000 visitas. Para mim, é fantástico.

Cortando a enrolação,  aqui está a lição sobre as mãos, sendo que não espero que vocês saibam ler mãos para poder desenhá-las. Coloco desde já a lição que é a mais importante, esperando que a cada rascunho da lição a abaixo, vocês se lembrem disto: 
VEJA E REVEJA SUAS MÃOS PARA DESENHAR UMA MÃO. VEJA COMO AS MÃOS SÃO DESENHADAS EM REVISTAS. A ÚNICA FORMA DE SE DESENHAR O FORMATO DA MÃO DE FORMA VEROSSÍMIL É OBSERVANDO SUA PRÓPRIA MÃO. TIRE FOTOS COM O CELULAR. Eu admito que já errei a posição do dedão na hora de desenhar uma mão.

E lembre-se sempre: PRATIQUE!

MÃOS

Começamos a lição dando alguns exemplos de mãos. Observe sua própria mão. Veja os detalhes que ela apresenta, e a posição dos dedos e ossos, aberta, fechada, de frente, de trás e segurando coisas. Veja os quadrinhos. Todd Macfarlane, criador de SPAWN gosta de juntar os dedos do meio dando um efeito monstruoso à mão do anti-herói, como a última fig. da esquerda. Observe, sobretudo, os ligamentos dos dedos e da própria mão, como a figura à direita. Cada dedo possui um ligamento que, ao puxar do dedo para trás, sobressalta-se gerando sombras nas costas da mão. Veja nos quadrinhos alguns exemplos, como o que dou. 

Ofereço alguns tipos de jogo de sombras para desenhar nas costas da mão, conforme visto na lição sobre músculos, com relação às veias do corpo. Repare que faço riscos paralelos na área com sombra, colocando-os mais juntos na parte mais escura.

À direita estão alguns exemplos específicos para serem colocados nas costas das mãos, independentemente de estarem fechadas ou abertas. Pratique para que tais desenhos surjam naturalmente ao desenhar seus personagens.  

 

Este é um exemplo de mão que a princípio parece bem desenhada, mas que na verdade peca pela má colocação dos dedos segurando o isqueiro, pois o isqueiro não seria tão curto. Mas algumas coisas devem ser reparadas como o truque para indicar profundidade nos dedos. Veja à direita

Usamos a mesma técnica dos traços paralelos, só que são paralelos em direção a um ponto de fuga. Veja a peça desenhada de dois ângulos de visão. Com os dedos que se abrem na direção contrária à do leitor, deve-se usar tal técnica. Veja os exemplos abaixo.



Espero que vocês tenham entendido aonde quero chegar. Outros dois pontos a destacar: Primeiro, o ligamento do dedo esticado sobressai mais do que o dos dedos dobrados; Segundo, na fig. ao lado, desenhei o formato dos ossos da palma no local em que juntam com os dedos. Desenhe assim: uma quina para cada dedo quando os dedos estiverem dobrados, ou meio dobrados, como na figura mais próxima.

 

DEDOS

 

Para desenhar os dedos, deve ter em mente os ossos e a pele que os recobrem, como nas figuras ao lado. São três pequenos ossos, com três dobras, incluindo a da mão. Tanto para os dedos, como para o dedão, com a diferença de que neste, fig. à direita, o osso mais perto da palma da mão, já se encontra junto à própria palma da mão, mas de qualquer forma o movimento é semelhante. Veremos alguns exemplos do movimento do deão mais abaixo.

Pense nos ossos dos dedos como três pequenas cápsulas que se integram. Não se pode fazer movimentos impossíveis, como o da direita. Tente fazer com o seu dedo.

É mais fácil utilizar todos os ligamentos para dobrar o dedo. O desenho do movimento do dedo deve se tornar natural para o desenhista, pois geralmente os dedos estarão num tamanho irrisório. Estas dicas servem para o close nos dedos. 

Da mesma forma, as unhas devem ser desenhadas com pequenos riscos, pois, de longe, não dá para distinguir a unha, já que geralmente tem a mesma cor da pele. 

Aí está um zoom e alguns exemplos de maneiras de se desenhar uma unha. Basta um leve traço.

Veja ao lado alguns exemplos de dobras dos dedos de um personagem, desde o mais leve até o mais dobrado. A diferença é o número de traços que você fará e a posição de uma parte do dedo em relação à outra. Veja os quadrinhos.

A palma da mão, por sua vez, é de difícil compreensão. Ela é composta por três "almofadas" de músculo e pele, conforme desenho à esquerda, que podem ajudar na sua criação. Estes grupos podem se juntar e se afastar, sendo necessário que se faça alguns traços em sua referência (ver fig. mais à esquerda). À direita, veja a posição do dedão e de uma "almofada" numa mão fechada e note a técnica de traços de profundidade. Veja também, no rascunho outros pontos: 1-faça sempre o desenho nas laterais do pulso dos ossos saltados (veja seu pulso), 2- faça alguns traços para a dobra do pulso, entre a mão e o antebraço, 3- e destes traços, faça o ligamento (uma ou duas linhas curtas) que vai até os músculos do antebraço.

Um exemplo de outra perspectiva em que uma mão pode ser encontrada: de frente, como a visão de um cara que vai levar um soco. Detalhes: Os traços de perspectiva a indicar que os dedos estão dobrados e o indicador mais à frente dos demais dedos com uma grossura maior junto à dobra do dedo. Repare em seus dedos.

Alguns exemplos de mãos vistas de frente. Não confunda os lados do dedão. Outra dúvida se dá quanto ao restante do braço quando vista a mão de frente: 1- a mão ficará proporcionalmente maior que o corpo; 2- não se pode desenhar o antebraço inteiro saindo do pulso, devendo cortar parte do braço escondido pela mão; 3- É difícil, mas tente se olhar no espelho; 4- Mais importante: veja exemplos nos quadrinhos.

Finalmente, e para encerrar, coloco mais um exemplo de mãos. Use-as para socar quem você quiser, e aprenda a desenhá-las nos papel, se tiver tempo.


Fim de nossa quinta lição.

Clique aqui para ver o início da lição

Clique aqui para voltar à página inicial


Clique aqui para voltar à lição anterior
Clique aqui para ir à lição seguinte


Mande um e-mail para mim com suas dúvidas e pedidos
Assim, entrarei em contato assim que as novas lições forem aprontadas


Ou veja como mandar um desenho seu para a Galeria do Internauta




Lembre-se sempre: PRATIQUE!