SEXTA LIÇÃO - MOVIMENTOS 


Espero que vocês tenham praticado bastante as outras lições, porque agora começaremos a juntá-las para formar personagens e para pô-los em ação, em todos os sentidos.

Na sétima lição, veremos a movimentação dos heróis. E em lições seguintes, ensinarei a perspectiva aplicada ao personagem e o básico da utilização do nanquim, juntamente com o básico para o sombreamento dos personagens.

Lembre-se sempre: PRATIQUE!

MOVIMENTAÇÃO

fig.1                                                                                        fig.2                                                                fig.3

                                                          

 

 

 

Aqui estão o exemplo de alguns movimentos. Faça os rascunhos colocando os braços e pernas em posições diferentes (pra cima e pro lado) e dê uma arqueada no corpo. À direita estão com as linhas no desenho que mostram o sentido da movimentação, mais finas onde o movimento começa, e levemente mais grossas ao tocarem o membro movimentado.

 

Estas linhas podem ser levemente circulares, como um soco (fig. abaixo a esq.) ou com traços paralelos, como uma corrida ou o vôo de um jato (abaixo a dir.)

          

 

 

Técnica: Como você logo perceberá, os movimentos devem ser possíveis, por isso você terá que pensar um pouco no modo de se movimentar das pessoas , ou seja, dos seres humanos na vida real. Aqui começará o desafio pois os desenhistas não são máquinas que captam e congelam o instante do movimento para poder desenhá-lo. E se pedirmos para que alguém fique parado (?), imitando um movimento, você verá que não ficará certo o movimento. Lembre-se que devemos desenhar uma parte do movimento que represente todo o movimento, isto é, não desenharemos quadro por quadro cada mili-diferença no andar de um personagem, mas apenas um instante, como uma corrida (fig.2), um soco (fig. 3) ou mesmo um vôo. A fig. 1 seria no instante antes de deferir um soco.

             Para esta técnica, será importante, então, que você realmente observe os tipos de movimentos em quadrinhos ou revistas com fotografias de pessoas. Eu não aconselho copiar o movimento de uma foto, mas utilize-a como referencial e tente fazer um movimento um pouco diferente daquele, ou de um outro ângulo, como pelas costas, apenas para praticar. 

fig.4

Desenhar um movimento é difícil, por isso a prática é fundamental. Mesmo o desenho de um personagem parado já exprime um pouco de movimento (fig. 5). O desenho do soco é diferente: você pode analisar as revistas em quadrinhos e verá sempre movimentos espalhafatosos, não de pequenos socos, mas geralmente de socos que derrubariam uma parede (socos que vão de baixo para cima geralmente, como a fig. 6). Tais socos não são encontrados na vida real, mas são freqüentes nos quadrinhos. Você deve prestar atenção no restante do corpo, que deve acompanhar o movimento do braço. Mas geralmente os desenhistas não ligam muito para isso, deixando o corpo da pessoa na mesma posição de frente (fig. 6). O certo seria fazer um pequeno arco com as costas do personagem . O cruzado é o golpe mais fácil de se desenhar (ver a fig. 3). Lembre-se: os movimentos, por mais flexível que seja o personagem, devem ser possíveis (fig. 7) Clique nas imagens abaixo para abri-las em nova janela.

                            fig. 5                                                                        fig. 6                                                        fig. 7

Insisto para que vocês vejam movimentações dos personagens nos quadrinhos e tente desenhá-los de um outro lado ou ponto de vista. Ajudará bastante.


Chegamos então ao fim de nossa sexta lição. Próxima lição: Uniformes e afins.

Clique aqui para ver o início da lição

Clique aqui para voltar à página inicial

Clique aqui para voltar à lição anterior

Clique aqui para ir à lição seguinte


Mande um e-mail para mim com suas dúvidas e pedidos
Assim, entrarei em contato assim que as novas lições forem aprontadas


Ou veja como mandar um desenho seu para a Galeria do Internauta




Lembre-se sempre: PRATIQUE!

1