|
SEXTA LIÇÃO - MOVIMENTOS |
Espero que vocês
tenham praticado bastante as outras lições, porque
agora começaremos a juntá-las para formar personagens e
para pô-los em ação, em todos os sentidos.
Na
sétima lição, veremos a movimentação
dos heróis. E em lições seguintes, ensinarei a
perspectiva aplicada ao personagem e o básico da utilização
do nanquim, juntamente com o básico para o sombreamento dos
personagens.
Lembre-se
sempre: PRATIQUE!
MOVIMENTAÇÃO
fig.1 fig.2 fig.3
|
|
Aqui estão o exemplo de alguns movimentos. Faça os rascunhos colocando os braços e pernas em posições diferentes (pra cima e pro lado) e dê uma arqueada no corpo. À direita estão com as linhas no desenho que mostram o sentido da movimentação, mais finas onde o movimento começa, e levemente mais grossas ao tocarem o membro movimentado.
|
|
Estas linhas podem ser levemente circulares, como um soco (fig. abaixo a esq.) ou com traços paralelos, como uma corrida ou o vôo de um jato (abaixo a dir.)
|
|
Técnica: Como você logo perceberá, os movimentos devem ser possíveis, por isso você terá que pensar um pouco no modo de se movimentar das pessoas , ou seja, dos seres humanos na vida real. Aqui começará o desafio pois os desenhistas não são máquinas que captam e congelam o instante do movimento para poder desenhá-lo. E se pedirmos para que alguém fique parado (?), imitando um movimento, você verá que não ficará certo o movimento. Lembre-se que devemos desenhar uma parte do movimento que represente todo o movimento, isto é, não desenharemos quadro por quadro cada mili-diferença no andar de um personagem, mas apenas um instante, como uma corrida (fig.2), um soco (fig. 3) ou mesmo um vôo. A fig. 1 seria no instante antes de deferir um soco.
|
Para esta técnica, será importante, então, que você realmente observe os tipos de movimentos em quadrinhos ou revistas com fotografias de pessoas. Eu não aconselho copiar o movimento de uma foto, mas utilize-a como referencial e tente fazer um movimento um pouco diferente daquele, ou de um outro ângulo, como pelas costas, apenas para praticar. |
fig.4
|
Desenhar um movimento é difícil, por isso a prática é fundamental. Mesmo o desenho de um personagem parado já exprime um pouco de movimento (fig. 5). O desenho do soco é diferente: você pode analisar as revistas em quadrinhos e verá sempre movimentos espalhafatosos, não de pequenos socos, mas geralmente de socos que derrubariam uma parede (socos que vão de baixo para cima geralmente, como a fig. 6). Tais socos não são encontrados na vida real, mas são freqüentes nos quadrinhos. Você deve prestar atenção no restante do corpo, que deve acompanhar o movimento do braço. Mas geralmente os desenhistas não ligam muito para isso, deixando o corpo da pessoa na mesma posição de frente (fig. 6). O certo seria fazer um pequeno arco com as costas do personagem . O cruzado é o golpe mais fácil de se desenhar (ver a fig. 3). Lembre-se: os movimentos, por mais flexível que seja o personagem, devem ser possíveis (fig. 7) Clique nas imagens abaixo para abri-las em nova janela.
fig. 5 fig. 6 fig. 7
Insisto para que vocês vejam movimentações dos personagens nos quadrinhos e tente desenhá-los de um outro lado ou ponto de vista. Ajudará bastante.
Chegamos
então ao fim de nossa sexta lição. Próxima
lição: Uniformes e afins.
Clique aqui para ver o início da lição
Clique aqui para voltar à página inicial
Clique aqui para voltar à lição anterior
Clique aqui para ir à lição seguinte
Ou veja como mandar um desenho seu para a Galeria do Internauta