SÉTIMA LIÇÃO - VESTIMENTAS 

ROUPAS

Como se sabe, as roupas dos personagens são suas marcas características, por isso deve-se atentar para que sejam o mais fiel possível às originais dos quadrinhos. Em primeiro lugar, e mais fácil, temos as roupas de ação dos personagens, que geralmente são "colants", roupas coladas com a forma do corpo do personagem. Para destacá-las, especialmente em desenhos sem cores, preste atenção nos detalhes e os desenhe, como a gola da camisa e as mangas , e também os brasões e símbolos dos personagens.

Esta lição pretende ensinar o básico sobre as roupas dos heróis, e o comportamento das roupas enquanto estes se movimentam. Primeiramente, mostramos a roupa mais utilizada por personagens, que são os uniformes. A principal característica do uniforme é que eles são colados ao corpo. Isto quer dizer que para desenhá-los, basta desenhar o corpo do personagem e marcar a barra, ou onde termina, do uniforme, como este exemplo (Clique em qualquer figura desta página para abri-la em nova janela, para vê-la maior):

 

Veja o detalhe das barras do uniforme ao lado (fig. 2).

Técnica: Veja na fig. 3 duas peculiaridades: 1- eu não desenho a barra com uma linha contínua, mas geralmente com traços ralos, que quase desaparecem em alguns pontos; 2- note que o lugar onde fica a barra não é quadrado, mas geralmente cilíndrico, por isso, a borda deve acompanhar a perspectiva. Quanto mais inclinado o braço, mais inclinada a barra (fig. 4).

 



 

Esta mesma técnica é utilizada para desenhar os detalhes dos uniformes dos personagens (não os aparatos, como cintos e comunicadores). Exemplo: o “X” de alguns uniformes dos x-men, e a mudança de cores na mesma parte do uniforme (ver fig. 2 novamente). Os aparatos tecnológicos das roupas devem ser desenhados conforme a imaginação do desenhista e colocados no personagem, sempre respeitando que o corpo e os braços, pernas e o pescoço são cilíndricos:

Detalhe da ombreira de Wolverine e barra de sua luva.

Detalhe do comunicador localizado no peito de Ciclope.

Os pelos também caracterizam o persona- gem. Eu os desenho dessa forma, acumulando-os onde deve haver mais sombra no braço dele (borda dos músculos):

 

À direita, vemos alguns detalhes dos desenhos à esquerda: na fig. 7, são modos de desenhar o reflexo do vidro (a fig. mais a direita chega a ser ridícula, por ser uma janela, mas é muito utilizada. A fig. 8 é um modo de desenhar uma bola metalizada, com claridade em cima e sombra embaixo (veja quadrinhos para outras e o reflexo da ombreira do wolverine). As figs. 9 são outros exemplos de metalização.

 

 

 

 

 

Para roupas de personagens um pouco mais largas, como sungas e calças, você deve desenhar linhas mostrando isso. No exemplo ao lado esquerdo, um lado seria mais metalizando o calção, o outro são riscos de calção esticado. Eu não aconselho desenhar o formato do ... er... vocês sabem o quê. À direita, temos uma calça jeans apertada: 1- eu coloco esses traços ralos e levemente curvos, horizontais, demonstrando marcas de aperto. 2 – os músculos são desenhados levemente. 3 – O formato do joelho ainda aparece, bem como aparece levemente o osso da canela. 4 – A calça alarga no calcanhar, caso contrário, o herói não conseguiria vesti-la.

 

 

 

 

Voltaremos a falar das roupas, mas faremos uma apêndice sobre pés e calçados.

Aqui está um pé de lado. Preste atenção no seu pé. É difícil de desenhar, olhe-se no espelho e veja quadrinhos e mesmo revistas normais. Repare na bola

Eu divido o pé em três partes: os dedos, o peito e a sola do pé, e o calcanhar, conforme desenhos abaixo.

Aqui está uma visão de frente e acima (tentativa).

 

Técnica: 1- as “bolas” do tornozelo têm papel fundamental, devendo ser desenhadas, uma em cada lado do pé, entre este e a canela, conforme os desenhos abaixo. E veja na figura acima, à esquerda, que se deve desenhar um risco curvo de cada lado para representar a “bola” do tornozelo (quando o pé estiver de lado). 2 – quando visto de frente, o peito do pé parece bem largo e é, mas pode ser necessário desenhar o calcanhar atrás dele (compare as figuras 12 e 13, na 12 o pé está um pouco mais de lado). 3 – Os pés de heróis têm um bico, como na fig. 13, diferentemente de botas e sapatos desenhados com fidelidade. 4 – Compare a fig. 13 e a 14, para entender o bico dos pés dos heróis (figs. na mesma posição).

 

 

5 – A fig. 15 é vista um pouco mais de frente, com o leitor na linha dos pés do personagem. Na fig. 13, o leitor está acima da linha dos pés do personagem (compare, reparando nos pés virados de lado). 6 – Mesmo quando o pé estiver esticado (herói voando), o calcanhar continua com o mesmo formato, escondendo um pouco atrás da “bola” do tornozelo (fig. 16). 7 – As unhas quase nem são desenhadas (isto ocorre pois tem a mesma coloração da pele; tente reparar na unha de alguém distante).

 

 

Aqui estão alguns exemplos de calçados dos heróis:

Uma bota, de dois ângulos, e um sapato.

 

 

 

Se você é igual a mim, e não gosta das botas bicudas dos heróis, eu recomendo colocar um solado na mesma, como no desenho abaixo (não precisa colocar na bota inteira, só nas partes visíveis)

Para desenhar as roupas de rotina, escolha dentre roupas largas e apertadas. As apertadas seguirão a linha dos músculos, porém você não deverá desenhar o contorno inteiro do músculo, desenhando-o levemente e utilizando-se de algumas dobras da camisa por causa de um movimento ou vento . Quanto às camisas largas e jaquetas ou moletons, desenhe o formato próprio da roupa e de suas dobras, com o cuidado para mostrar algum volume ( exemplo, deixe as bordas levemente curvadas, ou utilize as dobras da roupa de um modo que pareçam cilíndricas, dando a volta no corpo). 

Dividiremos esta lição em duas para a página não ficar muito pesada, por isso nos vemos na oitava lição

Clique aqui para ver o início da lição

Clique aqui para voltar à página inicial

Clique aqui para voltar à lição anterior

Clique aqui para ir à lição seguinte


Mande um e-mail para mim com suas dúvidas e pedidos
Assim, entrarei em contato assim que as novas lições forem aprontadas


Ou veja como mandar um desenho seu para a Galeria do Internauta




Lembre-se sempre: PRATIQUE!