OITAVA LIÇÃO - VESTIMENTAS 2 

ROUPAS 2

Dando continuidade à lição sobre roupas, vamos desenhar agora as roupas comuns das personagens. A sétima lição dava dicas sobre uniformes de heróis, agora veremos as camisas, calças e jaquetas normais, ou seja, largas (Clique em qualquer figura desta página para abri-la em nova janela, para vê-la maior):

Em primeiro lugar, a camiseta. Repare na fig. 1 que trata-se de um corpo musculoso, portanto a camiseta ficará apertada em algumas regiões (o mesmo acontece com corpos obesos). Assim, a camiseta ficará colada ao corpo, geralmente, no peito e nos ombros, ficando larga na parte do abdome, com o pano da camisa devendo ser desenhado reto para baixo. Poderá ficar larga nos braços (se você quiser). Em pessoa obesa, só ficará larga na manga, sendo que você pode desenhar levemente o peitoral flácido encostando na camiseta, como na fig.2. A fig. 3 mostra uma camiseta numa personagem magra: ficará larga em todas as regiões, conforme o seu gosto.

 



O moleton deverá ficar largo, portanto, você deverá desenhar as dobras que existirem em função do movimento do personagem. As linhas que definem a roupa larga deverão ser curvas nas extremidades, com alguns riscos estratégicos dentro da roupa 

 A Fig. 5 mostra uma jaqueta folgada no personagem. Repare o volume no bolso, com a mão dentro, e nas dobras da calça no joelho. Abaixo, outro modelo de moletom.

A fig. 7 dá novo detalhe da barra de uma calça folgada, quando há um bota que a segure acima do calcanhar.


 

Mais alguns modelos de roupas. A fig. 8 é de um terno: repare que o caimento da calça é reto (e paletó também ficará reto), e que a roupa que ele segura fica meio dobrada. A fig. 9 é uma pessoa com uma jaqueta e calça de couro: 1- elas brilham, por isso eu coloco reflexos metálicos, como visto na lição sétima. 2 – o caimento dela é reto, devendo ser utilizado o brilho para mostrar as dobras. A fig. 10 é o sobretudo super comum em histórias de quadrinhos, mas não apresenta maiores dificuldades, tendo caimento reto e duro, devendo se abrir com o movimento do personagem (e não simplesmente dobrar-se)

 

Finalmente, mais alguns modelos de roupas leves. Repare que a camisa e a bermuda estão folgados, como a manga da camisa também. Repare na fig. 12, em movimento, a camisa será levada pelo vento, assim como o cabelo do surfista, e a bermuda terá marcas  de dobras por estar bem esticada.

 

 

 Termino repetindo as dicas escritas no final da lição anterior: para desenhar as roupas de rotina, escolha dentre roupas largas e apertadas. As apertadas seguirão a linha dos músculos, porém você não deverá desenhar o contorno inteiro do músculo, desenhando-o levemente e utilizando-se de algumas dobras da camisa por causa de um movimento ou vento . Quanto às camisas largas e jaquetas ou moletons, desenhe o formato próprio da roupa e de suas dobras, com o cuidado para mostrar algum volume ( exemplo, deixe as bordas levemente curvadas, ou utilize as dobras da roupa de um modo que pareçam cilíndricas, dando a volta no corpo). 

Clique aqui para ver o início da lição

Clique aqui para voltar à página inicial

Clique aqui para voltar à lição anterior

Clique aqui para ir à lição seguinte


Mande um e-mail para mim com suas dúvidas e pedidos
Assim, entrarei em contato assim que as novas lições forem aprontadas


Ou veja como mandar um desenho seu para a Galeria do Internauta, que já tem um primeiro desenho




Lembre-se sempre: PRATIQUE!