Depois de muita espera, colocamos no ar a tão aguardada "Lição 10 - Luz e Sombras" . Colocarei o básico para se aprender a dinâmica da luz, como ela afeta os objetos e como os objetos afetam o ambiente.
Começamos novamente com o básico. A maioria das pessoas já observou nos programas de edição das cores do computador uma "paleta das cores". A claridade e a escuridão seguirão este conceito de "degradê". Temos num lado o mais escuro e no outro o mais claro. Esta é a imagem abaixo, para uma escala claro-escuro em lápis:
Esse conceito também é utilizado na escala de cores, claras e escuras. Basta você passar um lápis vermelho em cima desta paleta, que teremos uma paleta vermelha de claro-escuro.
Quando, por outro lado utilizamos o nanquim e canetas de tinta, não podemos realizar as nuances que um lápis permite daí a utilização da técnica dos riscos.
Ao lado,, temos um exemplar da utilização da técnica num braço. Perceba que as sombras são colocadas após estabelecer-se a localização dos músculos. |
Veja na figura à esquerda uma utilização bastante comum em quadrinhos. À direita, temos, então a paleta de claro-escuro para nanquim. Existem vários modos de compor a escuridão com os traços do nanquim, seja vertical, seja horizontal, seja inclinado, seja intercalado. O mais comum é intercalando-se uma linha (vertical ou horizontal) com outra cruzando-a na diagonal, como o desenho à esquerda.
|
|
Aqui está o exemplo mais básico de luz, objeto e sombra. Perceba que os raios de luz são retilíneos. Assim a sombra do objeto segue o formato do objeto.
O cilindro, no caso, ficará mais escuro na parte sem iluminação e sofrerá uma iluminação crescente até encontrar a luz (degradê).
Já no quadrado, um lado é mais escuro, e o outro, mais próximo à fonte, fica mais claro. Veja que, uma vez que a lâmpada encontra-se mais baixa, a sombra do quadrado vai longe (ao infinito...), devendo ser utilizado o degradê também na sombra do chão. |
|
|
|
Outra noção importante refere-se ao reflexo da luz no ambiente ao fundo do objeto. Assim, imagine que há uma luz forte em você. E atrás de você há um longo pano branco (que se torna brilhante graças à luz forte), esse pano iluminará a parte de trás do objeto, mas em menor intensidade. É o que ocorre na figura à esquerda. Perceba que a parte de trás do objeto não está escura. É iluminada pelo fundo claro. É o mesmo com o rosto à direita, com luz atrás dele, e iluminação indireta à frente. Reserve uma parte do lado sombreado do objeto para a iluminação indireta. Vide exemplos. |
|
Com relação aos músculos eles tendem a ser ovalados e esféricos (com volume). Eis, À esquerda, um exemplo do ombro (que poderia muito bem ser o bíceps ou o coração), com o sombreamento comum (luz acima). Embaixo deste, o trapézio do pescoço, que tem um vazio abaixo do músculo em si. Abaixo, segue o jeito de rabiscar outro tipo de sombreamento, utilizado nos exemplos desta lição (coloca-se essas ondas no limite da sombra - como na fig. 3). A fig. 4 seria o sombreamento normal com riscos. |
|
Acima, também coloco exemplos de veias e artérias e suas sombras, como já mencionado em lições anteriores. |
Imagine o desenho ao lado com a iluminação chegando por diversos lados. Imagine onde estariam as sombras se a luz viesse do lado direito. E se viesse de frente? E de trás, como ficariam as sombras? É o que exibiremos nesta última parte da lição. Veja o diagrama abaixo. Veremos a mesma figura à direita, com a iluminação atingindo o personagem em ângulos diferentes.
|
Abaixo, temos as referidas posições e sombras no personagem. Na posição A, temos a luz incidindo frontalmente, e poucas sombras, mais na parte de trás do corpo. Na posição B, com iluminação lateral, o corpo encontra-se parcialmente iluminado e parcialmente com sombras. Já na posição C, ele encontra-se nas sombras, com iluminação apenas na parte de trás do corpo. Na posição C, você tem que reservar espaço para as fibras musculares, sem tinta, como vemos no desenho. Não se esqueça também da iluminação indireta, que vêm da frente, como reflexo da luz no fundo.
POSIÇÃO A |
POSIÇÃO B |
POSIÇÃO C |
Fim da Lição. Clique Aqui para ir à próxima lição.
Mande suas dúvidas sobre luz e sombra para nosso FAQ. Clique Aqui.