Lição 12 - Personagens Femininos








 Mais uma enquete finalizada e a lição escolhida pela votação dos internautas é a seguinte: "Personagens Femininos" com 55,5% dos votos. Em segundo lugar na eleição ficou "Como incrementar seu desenho" com 26%, seguido de "Detalhes sobre as Mãos" com 11% e "Técnicas com Nanquim" com 7,5%. Então vamos à lição mais sensual que já tivemos. Não se esqueçam de enviar seus desenhos para a Galeria e suas dúvidas para o FAQ. Abraços.

 

Passamos então a estudar os detalhes sobre Personagens Femininos que dividirei em 2 partes, nesta mesma aula. Primeiro, analisaremos melhor os detalhes da face feminina. Na segunda parte, falaremos sobre o corpo feminino.


 

PRIMEIRA PARTE - Face Feminina


Logo de início, é importante dizer que as diferenças entre a face masculina e a face feminina decorrem da leveza feminina e da rusticidade masculina. Ou seja, o rosto feminino é mais delicado, enquanto o rosto masculino é mais grosseiro. Assim, quanto mais marcas e rugas forem desenhadas, mais pesado ficará o desenho feminino, e mais assemelhado ao masculino ficará.

Portanto, é importante "pegar leve" nas rugas e marcas de expressão, o que poderá tornar o rosto feminino pouco delicado, podendo ser confundido com um rosto masculino.

1 - NARIZ

Lembramos que as proporções continuam as mesmas, de distância entre olhos e localização dos olhos no meio da cabeça.  Mas tendo em mente a delicadeza do rosto feminino,  comecemos pela parte com maiores diferenças para o desenho feminino: o nariz.

Já falei em lição anterior que o nariz da mulher tem que ser desenhado com poucos traços, caso contrário ficará cada vez mais parecido com o masculino. Vejam:

Ao invés de desenhar a parte debaixo do nariz atá sua dobra, basta desenhar apenas as narinas (se for nariz empinado), ou um pequeno "v" (como no segundo desenho), ou apenas a sombra do nariz (como no terceiro desenho). O osso do nariz não é desenhado, apenas a curva (sombra) perto do olho. Caso o osso seja desenhado, será de um nariz avantajado ou masculino (como no quarto desenho).

De lado, o nariz feminino pode ser mais arrebitado, médio ou com osso do nariz saliente:

De lado, o nariz feminino pode ser mais arrebitado, médio ou com osso do nariz saliente:


Veja como ficam esses formatos de nariz. O primeiro se diria que se trata de um formato mais comum na comunidade árabe, com o osso saliente.

2 - BOCA

Outra parte importante a diferenciar masculino do feminino é a boca. No desenho a diferença é simples de resolver. Vamos à técnica. Em lição anterior já falei que os lábios masculinos tem quase a cor da própria pele, então o lábio não é desenhado, apenas a linha da boca. Já no feminino, as linhas dos lábios são importantíssimas. Vejam, à esquerda, como é o masculino (acima) e como é o feminino, já vendo o formato dos lábios.
Já à direita, percebam, separadamente, como é o lábio superior e o inferior. O inferior é quase como se fosse uma almofada.


Para desenhar a boca feminina, basta fazer a linha da boca como se masculino fosse, e, após, colocar as linhas dos lábios femininos, superior e inferior, como nos exemplos à esquerda. À direita, temos outro exemplo de uma boca masculina (Acima) e uma feminina (abaixo). Percebam como o lábio inferior é arredondado como se fosse uma almofada.
Ao desenhar o rosto feminino, saiba também que o queixo é mais fino (pontiagudo) que o masculino, que tende a ser mais quadrado. Nos quadrinhos, quanto mais quadrado for o queixo, mais másculo ou mais forte será o personagem.

3 - OLHOS


Seguindo as lições, apresentamos, à esquerda, o olho masculino, normal (acima), e o olho feminino (2 desenhos abaixo). A diferença se refere à força dos cílios, que são desenhados na parte de fora dos olhos, com menos força (desenho do meio) ou com mais força (desenho mais abaixo), onde a personagem caprichou no rímel...
As sobrancelhas femininas são mais finas que a dos homens, e tem mais expressão (o desenho é mais detalhado, mais curvo, enquanto a sobrancelha masculino é mais reta). A íris (bola do olho), em si, é diferente em cada ser humano, independentemente se é masculino ou feminino. Veja, à direita, um close no olho feminino.

Veja, aqui, como é o olho feminino visto de lado, sendo que os cílios sempre são desenhados do lado de fora do olho, e as sobrancelhas são mais finas e delineadas.

4 - CABEÇA

Para finalizar esta parte, juntamos todas as técnicas acima para desenhar a cabeça feminina, lembrando-se que as proporções são as mesmas já estudadas em lições anteriores. O nariz deve ser desenhado com menos força e linhas (mais sensível), os lábios são desenhados, o queixo é mais afinado, as sobrancelhas são finas e delineadas, e os cílios são mais fortes no canto externo dos olhos. Vejam:


 

SEGUNDA PARTE - Corpo Feminino

Com relação ao corpo feminino, é importante o estudo de fotos e desenhos de revistas, para que você entenda as suas nuances. Se sempre digo para praticar sempre para desenhar os músculos masculinos, aqui a lição é a mesma: PRATIQUE SEMPRE. O básico do corpo é o mesmo, utilizar o bom e velho "homem-palito" como rascunho ou esboço, já falado na primeira lição. Para fazer o esboço, basta se olhar no espelho para ver a posição que você quer a personagem. O esboço é o mesmo para masculino e feminino. Apenas as pernas de personagens heroínas femininas são maiores do que o normal, pois a tendência é o artista querer heroínas com silhueta de modelos, daí "pernas para dar e vender". Vejam dois exemplos de desenhos do esboço e da personagem  (CLIQUE NAS IMAGENS PARA ABRIR MAIOR EM NOVA JANELA):


Vamos às diferenças cruciais. O corpo não é musculoso. As linhas de músculos são poucas e pequenas. Quanto mais músculos, mais parecido ficará com o corpo masculino.
O pescoço é fino e o trapézio quase não aparece. O pescoço desce reto até os ombros, que também não são musculosos. Os ombros tendem a ser mais pontiagudos, seguindo a linha do osso (omoplata).
A cintura é fina, e os quadris são largos, quase do tamanho dos ombros. No masculino, os quadris geralmente são menores que os ombros.
Uma vez que as pernas são grandes, o tórax e abdomem são um pouco menores, assim, com o braço esticado, a mão alcança o meio da coxa.
Este corpo seria mais parecido com o de uma modelo.
Já o corpo à direita, é mais parecido com o corpo de uma atleta, com pernas mais grossas. O tamanho das nádegas e dos seios depende apenas do artista e da sexualidade da personagem. Geralmente são avantajados.
Há poucas linhas de músculos.
O corpo feminino tem um pouco mais de ginga, ou rebolado. Isto é, o esboço (homem-palito) tem linhas mais curvas, pois a personagem de quadrinho geralmente está fazendo uma pose.
os às diferenças cruciais. O corpo não é musculoso. As linhas de músculos são poucas e pequenas. Quanto mais músculos, mais parecido ficará com o corpo masculino.
 

Há cursos em que se desenham modelos vivos. Utilize fotos ou desenhos já feitos como modelo para você. Vejam um exemplo de uma foto da internet:




Para terminar, seguem mais dois exemplos de personagens femininos.
À esquerda, temos uma personagem que não está fazendo pose, o que fica até estranho. Mas que permite identificar as dicas passadas nesta lição. O cabelo feminino segue a lição sobre cabelos, sendo apenas compridos, geralmente.
Ombros finos, cintura fina, quadril largo e pernas longas. Músculos pouco salientes (desenho leve).
À direita, com relação à vestimenta, segue o já ensinado nas lições 7 e 8. Caso seja colante, basta seguir o corpo da personagem, caso seja roupa folgada, seguir a característica do próprio tecido.






















 

 


Fim da Lição. Clique Aqui para ir à próxima lição.

Mande suas dúvidas sobre Personagens Femininos para nosso FAQ. Clique Aqui.

 

 

 Links Diretos: Página Inicial | Lição 1 | Lição 2 | Lição 3 | Lição 4 | Lição 5 | Lição 6 | Lição 7 | Lição 8 | Lição 9 | Lição 10 | Lição 11 | Lição 12 | Lição 13